Olhares sobre o ESC2016: São Marino



São Marino
Intérprete(s): Serhat
Tema: I Didn't Know



André Moreira - São Marino comete em 2016 mais uma das suas crises de falta de ideias. Que tal enviarmos uma música como “I Didn’t Know” para experimentar os fãs? E se melhorarmos isto com uma versão disco digna de Quim das Remisturas? Na minha opinião a primeira versão era substancialmente melhor do que a segunda. Ocorre que a primeira era já por si insuficiente para me cativar. Serhat é um artista com bastante experiência, porém não me parece a voz apropriada para um tema como este. Tudo parece desajustado e desequilibrado. Não sei nem consigo imaginar como ou qual será o conceito desta performance, mas necessitará de um milagre magistral para conseguir angariar pontos. Não imagino Serhat a disputar os lugares para a final, porém também não o imagino em último lugar.

2 pontos


André Pereira - Para mim a versão original era melhor que a disco version. Aliás a dance version é que é a melhor de todas! Odeio, mas odeio mesmo a voz de Serhat, faz me lembrar o Pedro Abrunhosa, mas muito pior! Ao ouvir esta música penso que estou em 1970… A única coisa boa neste tema são os backing vocals.

0 pontos


Daniel Fidalgo - O arranjo da canção é simplesmente tenebroso e o timbre de Serhat não me agrada. Sinceramente, a canção faz-me lembrar uma paródia sem graça e a produção é do mais datado que se pode ouvir.

0 pontos


Fabiana Silva - Por quê, San Marino? Por quê? Não tem muito o que dizer de “I didn’t know”, porque não é possível que a delegação não sabia que isso seria a maior tragédia do país na história do Eurovision. Serhat é muito simpático, mas além de não ser o melhor cantor do mundo, interpretará um tema datado e que já é visto como a grande piada do ano. Mesmo que a versão disco seja levemente menos pior do que a original, a proposta sanmarinense não me conquistou.

0 pontos


Fernanda Ribeiro - São Marino faz-se representar por Serhat (nascido na Turquia) e a canção tem sido sujeita a muitas críticas, tanto quanto percebo. Na minha opinião, Serhat deseja ser um “Leonard Cohen”, mas está numa espécie de segunda liga de “Leonard Cohens”. Não que eu ache “I Didn’t Know” uma má canção - até a considero muito aceitável. Só não sei, se os fãs tradicionais do ESC, darão o crédito necessário a uma melodia que talvez não os cative numa primeira audição. Pessoalmente, dou algum crédito a este estilo wanna-be de Cohen, até porque difere um pouco daquilo que tem sido apresentado nestes últimos anos, e, a tentativa merece algum crédito. 

Hugo Sepúlveda - Nem a versão disco salvou a proposta de San Marino este ano, algo que seria bastante difícil também A competir pelo último lugar, temos uma proposta que não tem propriamente por onde se pegar, nem instrumental, nem voz, nem certamente pela atuação com que nos irá presentear. San Marino é um país que começa a habituar-nos com más propostas e não terá um grande futuro no ESC, se assim continuar.

1 ponto


João Diogo - São Marino é o maior troll da Eurovisão. Um micro-Estado a gozar com a cara de 200 milhões de pessoas e não se arrepende nem um bocadinho. Claramente isto é uma joke entry, ninguém na SMRTV acha isto uma boa música. Aliás, nem o próprio Serhat deve achar isso. Ele limita-se a falar durante 3 minutos, num inglês sofrível, por cima de um instrumental capaz de causar alergias aos mais sensíveis. Alguém tem de ficar em último mas isto é facilitar muito o trabalho dos júris e dos telespectadores. O lado positivo é que teremos, pelo menos, 3 minutos de riso constante.

1 ponto

Nelson Costa - Quando um país decide selecionar um artista estrangeiro para o representar, isso deveria significar uma mais-valia para o país, um ponto de destaque, que traria algo que o diferenciasse dos demais. Não é nada disto que acontece com Serhat que, sendo da Turquia, deveria envergonhar a televisão de São Marino, os seus artistas e músicos, de tão medíocre que é. São Marino é um micro-país, mas tem artistas, tem cantores e tem músicos com experiência e know how suficientes para representarem o país na Eurovisão. Depois deste ponto de ordem, resta-me dizer que “I Didn’t Know” é datada, chata e mal interpretada.

1 ponto

Patrícia Gargaté - Não sei se me choca mais São Marino levar este tema ao ESC ou o facto de alguns eurofãs dizerem que gostam desta versão. Alguém já percebeu que isto é um concurso de música e o senhor não canta? O instrumental é roubado de algum filme dos anos 80, nada disto tem ponta por onde se pegue. Dica para Estocolmo: Que acabe rápido!

0 pontos

Pedro Fernandes - Quando penso que São Marino já não nos consegue impressionar pela negativa eis que algo maravilhoso (horroroso) acontece. Esta canção é muito fraca e cheiro a mofo. Prevejo uns belos e redondos nul points.

0 pontos

Rui Ramos - Vamos falar a sério. Juro! Esta é das músicas mais fantásticas que existem este ano. Não entendo tanta contestação em torno de 'I Didn't Know' e do Serhat. Das melhores versões disco que já ouvi no ESC, relembram-me êxitos dos anos 80. E a presença em palco misturada com a voz tão melódica do Serhat levará pela primeira vez o país ao top 10 na Eurovisão!! Hashtag este comentário foi para encher chouriços + Hashtag não tive palavras para descrever esta música + Hashtag o que fazes ainda no ESC São Marino?

0 pontos

Sérgio Rego - Não entendo o porquê de São Marino não aproveitar cantores italianos que participaram no Festival di San Remo. Porquê um cantor turco que nada tem a ver com São Marino? A primeira versão desta canção pareceu-me horrenda demais para ser verdade, quer pela voz de Serhat, quer pelo seu péssimo sotaque. A versão disco sound (que é a que será utilizada na Eurovisão) faz lembrar "I will surive" na voz de Leonard Cohen... Ou até mesmo Amanda Lear (se não conhecem Amanda Lear, procurem-na no YouTube e verão a semelhança). Não consigo odiar esta nova versão mas a canção é demasiado antiquada para que possa ter qualquer hipótese de passar à final.

4 pontos


Total: 9 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Perdoem-me a minha sincera opinião, mas esta música faz-me lembrar algumas músicas do Tony Carreira que levam muitos portugueses à loucura. Obviamente não passará à final, mas não desconsiderem a diáspora turca e o próprio ambiente da canção. Pessoalmente não gosto, por isso: 0 pontos

    ResponderEliminar
  2. Fernanda Ribeiro (não a olímpica atleta) tocou num ponto que me fez refrescar a memória, porque já tinha tentado várias vezes lembrar-me do nome daquele famoso cantor-poeta mas não havia meio de o conseguir, ao mesmo tempo que me dava preguiça de fazer uma pesquisa rápida. Mas é exatamente o que essa senhora diz, a voz deste turco faz lembrar a de Leonard Cohen.Não sei até se ele não estará com esta música a tentar imitá-lo.Não sei se por ter bom gosto, diz-se muito por aí que os extremos tocam-se, neste caso o bom e o mau gosto, mas eu gosto de ouvir isto na versão dance e não acho pior que algumas que estão aqui bem pontuadas. Não é por não ter cheta, por ser um país minúsculo, com pouca representatividade que eu vou odiar uma simples canção ou o seu intérprete. Dou a este pseudo Leonard Cohen:7 pontos.

    ResponderEliminar
  3. De facto, São Marino traz uma das piores canções da história da Eurovisão. Entre tantos bons cantores italianos, têm de apostar num cantor turco que não sei como aceitou cantar isto! Só vai denegrir a sua imagem... Espero, sinceramente que se fiquem pelo último lugar na semifinal, pois seria um ultraje isto ficar à frente de quem quer que seja!

    0 pontos

    ResponderEliminar