Olhares sobre o ESC2016: Sérvia



Sérvia
Intérprete(s): Sanja Vučić ZAA 
Tema: Goodbye (Shelter)



André Moreira - Uma daquelas mulheres que podemos chamar de artista. Sanja personaliza em palco uma garra que nos parece distante quando a vemos falar, por exemplo, numa entrevista. “Goodbye” convida-nos a entrar numa experiência emocionalmente intensa. Se por um lado considero que a música se perde durante os 2 primeiros minutos, Sanja acaba por se concretizar no último. “Goodbye” é uma balada muito bem pensada. O look “Amy Winehouse” atribui-lhe um considerável fator diferencial dos restantes; não será difícil para a Sérvia passar à final nem de atingir o TOP 15. Embora não seja muito a onda de tudo aquilo que ouço, é inegável a qualidade da música.

6 pontos


André Pereira - Adoro, adoro, adoro. Provavelmente a melhor música que a Sérvia já trouxe á Eurovisão! A letra, o instrumental, a cantora a interpretar a canção, a voz dela, tudo nesta música é maravilhoso. Não há muita coisa para dizer porque esta canção é “amazing”!

12 pontos


Daniel Fidalgo - A letra da canção é das mais fortes desta edição, abordando o tema da violência num relacionamento (“gotta fight my way out of your hands, find the shelter form the pain”). Só pelo facto de Sanja utilizar a sua visibilidade para abordar um problema tão grave como este, a Sérvia já merece uma nota mais do que positiva. Relativamente a Goodbye (Shelter), destaque para a orquestração e para a força do tema muito bem conseguidas, vinculadas com a voz poderosíssima de Sanja. Destaque ainda para a personalidade divertida da cantora e para a sua boa disposição nas entrevistas que têm sido publicadas no canal da Eurovisão. É, em conjunto com as canções da Ucrânia e de França, a canção que mais tenho ouvido ultimamente.

12 pontos


Fabiana Silva - A Sérvia mudou completamente de rumo em 2016, deixando de lado o pop/eletrônico e apostando uma balada pop-rock poderosa, com um leve toque étnico pontual. Poderoso também é o vocal de Sanja – com pouco esforço, ela imprime um brilho na voz singular, capaz de deixar até os mais exigentes de boca aberta. Seu único problema é exagerar na interpretação, fazendo caras, bocas e movimentos desnecessários – algo que ainda dá tempo de ser trabalhado. Quanto à canção em si, ela é muito interessante e pode conqusitar diversos públicos, porém a versão em sérvio me cativou mais do que a versão em inglês.

10 pontos


Hugo Sepúlveda - Quando a ouvi a primeira vez a proposta da Sérvia, não ficou indiferente, mas confesso que não foi um amor à primeira audição. Desde então, cada vez gosto mais da música e subiu bastante no meu top deste ano. Inicialmente, o instrumental pareceu um pouco estranho, difícil de digerir, mas acabou por se tornar um dos meus preferidos; a orquestra proporciona um toque épico e dá uma grande intensidade à música. Penso que a abordagem ao tema é fantástica, já que mostra uma outra perspetiva sem ser a da típica pessoa que “deixou ou foi deixada”; além do mais está muito bem construída. Sanja Vučić primeiramente mostrou uma presença característica muito marcada pelo seu jeito teatral e um pouco dramático, chegando a ser demasiado exagerado. Em atuações mais recentes, tem vindo a ser um pouco mais contida, mas considero que esses mesmo tiques são o que acabam por prender mais a atenção. A juntar a estes factores, Sanja tem uma grande capacidade vocal, adequando-se perfeitamente à música e acredito que consiga um bom resultado na final.

10 pontos

João Diogo - Gosto bastante da proposta sérvia deste ano. Uma balada muito consistente que prende a atenção desde o início e não se torna monótona. A Sanja tem uma capacidade vocal de fazer inveja a muitos cantores com anos e anos de carreira. O único ponto negativo é a sua gesticulação exagerada que acaba por distrair um pouco do essencial, que é a música. Não acontece muitas vezes mas acho que fizeram bem em apostar na versão em inglês, é superior à original.

7 pontos

Nelson Costa - O tema da violência doméstica, nomeadamente contra as mulheres, não é habitual em canções da Eurovisão. Sanja tem o mérito de cantar com soul, dramatismo e a convicção que o tema merece, coadjuvada com uma excelente orquestração. Temo, contudo, que não seja suficiente para se destacar em Estocolmo.

7 pontos

Patrícia Gargaté - Um tema fácil de ouvir, contudo confesso que não conquistou a minha preferência. À semelhança de Samra, a Sanja é excessiva (e irritantemente) expressiva. Não imagino como isto pode causar "aquele" impacto no palco no ESC e tenho medo que perante outros temas possa passar ao lado. Dica para Estocolmo: Menos excesso de expressão, por favor!

6 pontos

Pedro Fernandes - Apesar de ver qualidade no tema sérvio, sinto falta das grandes baladas e canções tipicamente balcãs: “Oro”, “Moltiva”, “Nije Ljubav Stvar”... Ainda assim não posso ser injusto ao ponto de penalizar um país que nos habitou cantar na sua língua e agora o faz, pela segunda vez, em inglês. A canção é boa, a intérprete também, vai-se qualificar para a Final, mas não se vai sair tão bem lá como muito prevêem... 

6 pontos

Rui Ramos - Começo pelo fim. Está no meu top 5! Eu amo tudo nesta entrada da Sérvia. O instrumental, combinado com esta voz de Sanja, que se completa com esta presença de palco e principalmente pela Sanja! Não há nada aqui a questionar, não se espera menos do que das melhores apresentações deste ano e escalada na hora das votações até ao 1º lugar! E pela primeira vez com a Sérvia, não fico nada desiludido por cantarem em inglês. Agrada-me mais esta versão do que na língua materna.

12 pontos

Sérgio Rego - Alguém me explica a idiotice de termos o nome da banda (ZAA) colado ao nome da cantora se ela participa a solo? Enfim, bizarrices eurovisivas. Quanto à canção, Sanja é uma vocalista fortíssima com grande carisma e este "Goodbye (Shelter)" é uma soul ballad muito poderosa (trata de violência doméstica) e que de certeza passa à final sem grandes dificuldades. Aposto até num Top 10 para esta canção.

6 pontos


Total: 94 pontos


1 comentário:

  1. A mulher parece que está a ser invadida por um ataque de fúria, isto não é canção de eurofestival, nem sei qual é o melhor sítio para se ouvir isto, no S. Carlos não é de certeza. Sem qualquer azedume, até porque admiro quem é capaz de cantar e representar ao mesmo tempo, atribuo-lhe 3 pontos e nem é pela tentativa de cantar fado.

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